CloudFlare é um serviço que torna seu site ou blog mais seguro e mais rápido. Com apenas uma alteração de DNS, o seu site pode ser instantaneamente protegido contra várias ameaças online e aumentar a velocidade de carregamento de páginas, que ainda é um dos fatores mais importantes para manter um usuário interessado no seu conteúdo.

O que é o Cloudflare?


O Cloudflare é uma CDN (content delivery network ), uma rede de entrega de conteúdo, que possui vários servidores espalhados pelo mundo e cada visitante é servido a partir do data center mais próximo. Isso quer dizer que quando um usuário estiver acessando seu site nos EUA, por exemplo, ele receberá os dados desse servidor, uma vez que o acesso será muito mais rápido do que receber do servidor que está em Portugal. O resultado final disso é o ganho na velocidade de carregamento de páginas para todos os usuários e alívio de recursos no seu servidor de hospedagem.

Como configurar e usar o CloudFlare

Para configurar o CloudFlare no seu site não é preciso nenhum conhecimento técnico, afinal todo o procedimento funciona de maneira bem simples. A primeira coisa que precisamos fazer é criar uma conta no serviço e configurar o domínio para receber o CloudFlare. Para isso acesse o site https://pt-br.cloudflare.com/sign-up  e crie uma conta gratuitamente. Depois de criar sua conta, adicione o site que deseja configurar o CloudFlare e clique em “Add Website”, neste momento o serviço fará um escaneamento de no máximo um minuto no seu domínio para registrar as informações do seu servidor.

Quando concluído esse processo você poderá confirmar se todos os registros de DNS estão certos, caso possua conhecimento de todos os dados, você pode adicionar ou desligar os registros que não gostaria de usar com o CloudFlare e por fim verificar se todos os outros dados estão certos para que não ocorra nenhum erro posteriormente, caso contrário pode seguir para o próximo passo. Na página seguinte você pode configurar as opções de segurança para seu site, o recomendado são os níveis que já aparece ao selecionar o plano “Free”, caso seja necessário mudar esse tipo de configuração você pode fazer depois de configurar o CloudFlare por completo no seu site.

No próximo passo será fornecido os novos DNS para o seu site, neste caso você deverá substituir os registros antigos para os novos DNS pela empresa que adquiriu o domínio. Se não souber como fazer esse procedimento, recomendo que entre em contato com a empresa e peça mais informações sobre a mudança de autoridade DNS. Geralmente a propagação da autoridade DNS ocorre quase que instantâneo, mas pode levar até 24 horas em alguns casos.

Análise de dados no CloudFlare

Agora que o site já está configurado para funcionar com CloudFlare, podemos configurar várias opções como no menu “CloudFlare Settings” onde é possível alterar o nível de segurança, ativar ou desativar o Firewall, limpar o cache e fazer alterações para o funcionamento geral do CloudFlare no seu site. Recomendo que seja feita uma boa leitura dessa área, afinal existem bom recursos que devem ser explorados com cuidado para seu site.

Ainda no mesmo menu temos a opção “DNS Settings” que deve ser usada quando precisar alterar algumas configurações nas Zonas de DNS, por exemplo os IPS ou endereços específicos do seu servidor.

Análise de tráfego e Threat control

Ainda na dashboard podemos ver todas as informações sobre tráfego, visitas, ameaças e ataques, para isso clique no item “Analytics”. Nessa página você pode acompanhar todo o tráfego do seu site, com visitas únicas, tráfego regular, ameaças diretas e crawlers. Ainda é possível ver as páginas indexadas pelos motores de busca e quanto de cache está sendo guardado pelo CloudFlare.

A opção Threat Control mostra todo o tráfego ruim do seu site. Nessa página você tem informações sobre todos os IPs bloqueados e a razão do bloqueio ou até mesmo aqueles que foram obrigados a inserir um captcha code dentro do seu site por algum motivo suspeito. Ainda é possível também bloquear ou desbloquear diversos IPs, como os Rangers, de redes e inclusive de cidades ou países, para isso basta adicionar o nome dos países no item “Trust List” ou “Block List”.

O CloudFlare é um serviço simples e fácil de usar, não existe mistério e o resultado final é realmente surpreendente. Na maioria dos casos uma conta gratuita é suficiente para determinados sites, mas caso tenha um site que precisa de mais recursos e proteção existem os planos premium com preços que cabem bolso.

Fonte: http://www.oficinablogger.net - 



Friday, June 20, 2014







« Voltar

Powered by WHMCompleteSolution