Esta semana fui contactado por um leitor do blog que precisava de ajuda para criar um subdomínio no seu alojamento. Visto que o painel de controlo do alojamento era o cPanel, criei-lhe o subdomínio em menos de 2 minutos.

Mas... o que é um subdomínio?
Um subdomínio é uma 'coisa' deste género: exemplo.site.com. Normalmente são utilizados quando pretendemos criar um fórum ou um blog e cria-mos o subdomínio forum.site.com oublog.site.com.

Eu ultimamente tenho utilizado subdomínios para alojar as imagens dos meus sites, pois ajuda a carregar o site mais depressa.

COMO CRIAR UM SUBDOMÍNIO ?

1. Aceda ao cPanel do seu alojamento (www.site.com/cpanel),
2. Procure a opção "Subdomínios":

3. Insira o nome do subdomínio e clique em "Criar":

4. Uma confirmação irá aparecer na página seguinte.

COMO COLOCAR FICHEIROS NO SUBDOMÍNIO ?
Quando você cria um subdomínio, é adicionada uma pasta no seu alojamento. Normalmente é criada dentro da pasta public_html, mas ao criar o cPanel fornece esta informação:

Depois você apenas tem que aceder ao Gestor de Ficheiros do cPanel ou via FTP e colocar os ficheiros dentro dessa pasta.

Por exemplo, se você quisesse O joomla ou word-press nesse subdomínio, ou seja, (nessa pasta criada, pois ele cria uma pasta).  bastava colocar o wordpress dentro da pasta e instalar normalmente.

Se gostou desse tutorial avalie ele com sua opinião e comente no facebook. Vale a pena compartilhar o conhecimento.

Fonte: wptotal.com



Thursday, June 26, 2014







« Voltar

Powered by WHMCompleteSolution